Objetivo principal:
Investigação e desenvolvimento de um sistema não intrusivo de Monitorização Persistente de Pista (MPP), focado na zona de contacto das rodas da aeronave (normalmente submetida a maior stresse), para identificação de degradações à superfície, objetos estranhos e espessura de lençóis de água.
Objetivos, atividades e resultados esperados:
O projeto Monitorização Persistente de Pista (MPP) endereça uma solução inovadora de monitorização e análise do estado da pista num aeroporto, mesmo em condições meteorológicas adversas. Trata-se de uma solução não intrusiva, pensada para identificar situações que possam comprometer a operacionalidade da pista, despoletando mecanismos de notificação multicanal face ao risco e nível de severidade associado ao tipo de ocorrência. Recorrendo-se de uma plataforma web, assente no paradigma Analytic-as-a-service bem como o recurso a técnicas de análise de dados (Data Analytic) e tecnologia LIDAR (Terrestrial Laser Scanning), a solução apresentada irá permitir a geração de modelos de apoio à gestão de ocorrências, e assegurar uma governação automatizada de fluxos de informação de modo a garantir maior rapidez na circulação do conhecimento para a resolução das ocorrências identificadas.
O MPP endereça 3 objetivos principais:
1) detetar a formação de fissuras ou deformações no pavimento da pista, o que irá permitir ao aeroporto reajustar as operações de manutenção de pista de acordo com as necessidades, reduzindo o impacto ambiental (contribuindo para prolongar o tempo de vida da infraestrutura, mitigando a necessidade de intervenções mais substantivas e, por conseguinte, com maior impacto) e os custos associados à manutenção;
2) permitir detetar objetos/detritos (FOD – foreign object debris) que possam afetar significativamente a operação da pista;
3) identificar o risco de aquaplanagem, através da monitorização da caracterização do lençol de água sobre a pista, recorrendo a espectroscopia ótica para calibração desta funcionalidade.
O projeto, contempla a execução de um piloto para testar na área da zona de toque (touchdown) das aeronaves na pista, zona submetida a maior stress (e.g. desgaste causado pelo “embate” das rodas das aeronaves na pista) principalmente em pistas com elevado número de movimentos.
Site do Projeto: mppproject.eu